Fontes do Ministério da Defesa confirmaram ao blog nesta quarta-feira (25) que o tenente-coronel Nélio Moura Bertolino vai assumir o comando do Batalhão da Guarda Presidencial.
Bertolino vai substituir o coronel Paulo José Fernandes da Hora, que teve sua saída antecipada – ele é investigado no bojo da invasão do Palácio do Planalto em 8 de janeiro.
Além da ausência de integrantes da Guarda Presidencial para proteger o Planalto, ha um vídeo em que ele discute com um policial militar que tentava prender os vândalos.
A saída de Paulo Jorge Fernandes da Hora do batalhão já estava definida desde maio de 2022, mas ele permaneceria no cargo por mais alguns meses. No próximo mês de abril, ele começará um curso de estudos estratégicos na Espanha.
O Batalhão da Guarda Presidencial, unidade comandada pelo coronel, é um dos responsáveis pela segurança da sede do governo federal.
Em entrevistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a facilidade com que vândalos invadiram e entraram e permaneceram no Palácio do Planalto durante a invasão.
fonte:https://g1.globo.com/economia/blog/ana-flor/post/2023/01/25/ministerio-da-defesa-define-substituto-no-comando-do-batalhao-da-guarda-presidencial.ghtml