O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve viajar à China na última semana de março, informou o Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira (6).
O Itamaraty não apontou as datas, que serão “confirmadas oportunamente”, segundo nota da pasta.
Essa será a primeira viagem oficial de Lula à China desde que tomou posse em janeiro. O país é o principal parceiro comercial do Brasil.
Segundo o blog da jornalista Julia Duailibi no g1, assessores de Lula e do presidente chinês, Xi Jinping, programam um encontro entre os líderes no dia 28 de março.
No último mês, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, adiantou que Lula deve usar a viagem para buscar investimentos chineses no país.
Além disso, ainda segundo o blog, Lula deve tratar da negociação para um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia.
Há ainda a expectativa de que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) integre a comitiva. Dilma é cotada para assumir a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), instituição dos Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A participação da ex-presidente nas agendas seria uma forma de reforçar o desejo de Lula. Recentemente, o presidente afirmou que, se "dependesse” dele, Dilma ocuparia o cargo.
fonte:https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/03/06/lula-deve-ir-a-china-no-fim-de-marco-diz-itamaraty.ghtml