Esta é a primeira viagem de Lula à Europa neste terceiro mandato. Nos últimos meses, o presidente já visitou Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes.
Na quarta, Lula também deve se encontrar com o presidente do governo, Pedro Sánchez, no Palácio da Moncloa, em Madri, e com o rei Felipe VI para um almoço, antes de retornar ao Brasil.
O Itamaraty informou que a viagem do presidente para Portugal e Espanha está "no contexto de relançamento das relações com a Europa e com o mundo".
Portugal
Lula chegou a Portugal na sexta-feira (21). No sábado (22), se encontrou com o presidente do país, Marcelo Rebelo, e depois com o primeiro-ministro, António Costa.
Em discurso ao lado de Rebelo, Lula enfatizou que pretende estreitar a relação entre os setores empresariais de Brasil e Portugal.
"Podemos ser mais ousados. Permitir que nossos empresários e ministros conversem mais. Discutam mais em busca de perspectivas de futuro no financiamento de nossas indústrias e produtos", afirmou o presidente na ocasião.
Lula também afirmou que nunca igualou responsabilidades de Rússia e Ucrânia ao comentar a guerra no leste europeu, que já dura mais de um ano.
Nesta segunda, Lula entregou o prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque, com quatro anos de atraso. O presidente afirmou que a entrega corrige "um dos maiores absurdos" contra a cultura brasileira.
FONTE:https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/04/25/lula-chega-a-espanha-nesta-terca-e-tem-encontro-com-empresarios.ghtml