O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota nesta quinta-feira (19) na qual informou que o diplomata Sérgio Danese será o novo representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). A representação fica em Nova York.
A função de representante do Brasil na ONU é atualmente exercida pelo também diplomata Ronaldo Costa Filho, indicado em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro. O Itamaraty ainda não informou qual cargo Costa Filho passará a ocupar.
Atual embaixador do Brasil no Peru, Sérgio Danese já foi o "número dois" do Itamaraty e embaixador do Brasil na Argentina e na África do Sul.
Conforme o Ministério das Relações Exteriores, a designação de Danese como novo embaixador do Brasil na ONU será analisada pelo Senado.
O Brasil na ONU
O Brasil é um dos 51 membros fundadores da Organização das Nações Unidas, criada em 1945, e signatário da Carta da ONU.
Por tradição, cabe ao Brasil abrir os discursos na Assembleia Geral da ONU, realizada anualmente na sede das Nações Unidas, em Nova York.
Atualmente, o país ocupa um assento não permanente (mandato de dois anos – de 2021 a 2023) no Conselho de Segurança da entidade. O Brasil reivindica há muitos anos um assento permanente no colegiado.
Íntegra
Leia a íntegra da nota divulgada pelo Itamaraty:
O Governo brasileiro comunica, com satisfação, a designação do Embaixador Sérgio França Danese como Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York.
Sérgio Danese ocupa atualmente o cargo de Embaixador do Brasil no Peru. Foi Secretário-Geral das Relações Exteriores (2015-2016), e chefiou as Embaixadas do Brasil na Argélia (2005-2009), na Argentina (2016-2020) e na África do Sul (2021).
De acordo com a Constituição, a designação será submetida à apreciação do Senado Federal.
Podcast
Ouça o episódio do podcast O Assunto sobre a entrevista de Natuza Nery com o presidente Lula
fonte:https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/01/19/governo-anuncia-diplomata-sergio-danese-como-novo-embaixador-do-brasil-na-onu.ghtml