Domingo, 08 de Setembro de 2024
logo

CLIMA EM MT

POLÍTICA Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2023, 20:40 - A | A

Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2023, 20h:40 - A | A

Política

Após reunião com Biden, Lula diz que 'acha' que Estados Unidos vão entrar no Fundo Amazônia

Havia uma expectativa de que os Estados Unidos pudessem anunciar adesão ao fundo. Lula disse ainda que propôs a criação de um grupo de países para buscar a paz entre Ucrânia e Rússia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (10), após reunião com o presidente norte-americano, Joe Biden, que acha que os Estados Unidos vão participar do Fundo Amazônia.

Lula falou com a imprensa na frente da Casa Branca, residência oficial do governo norte-americano.

Ele foi questionado se os Estados Unidos vão aderir ao fundo, que hoje conta com financiamento da Alemanha e da Noruega para preservação da Amazônia.

"Acho que vão", respondeu Lula.

"Não só acho que vão, como é necessário que participem, porque veja: o Brasil não quer transformar a Amazônia em um santuário da humanidade, mas também o Brasil não quer abrir mão de que a Amazônia é um território do qual o Brasil é soberano", completou o presidente.

Antes da reunião, havia uma expectativa de que o resultado do encontro entre os dois presidentes fosse o anúncio dos EUA de que entrariam para o Fundo Amazônia.

Lula disse que não conversou especificamente sobre o Fundo Amazônia com Biden. Mas disse que discutiu a necessidade de países ricos financiarem ações de preservação do meio ambiente em países em desenvolvimento.

"Não discuti especificamente o Fundo Amazônia. Eu discuti a necessidade dos países ricos assumirem a responsabilidade de financiar todos os países que têm florestas. Só na América do Sul, além do Brasil, temos Equador, temos a Colômbia, temos Peru, temos Venezuela, temos as Guianas, temos vários países que temos que cuidar", relatou o presidente brasileiro.

Mais cedo, parte da conversa entre Lula e Biden, no Salão Oval, pôde ser acompanhada pela imprensa.

Os dois presidentes ressaltaram que a defesa do meio ambiente e o combate ao aquecimento global são prioridades de seus mandatos, e que Brasil e Estados Unidos devem ser parceiros nessa iniciativa.

 

Guerra na Ucrânia

 

Lula também afirmou que um dos temas da conversa com Biden foi a guerra na Ucrânia. Ele disse que propôs a criação de um grupo de países para buscar a paz.

"Falei com o presidente Biden o que eu já tinha falado com Macron [presidente da França]. Sobre a necessidade de se criar um grupo de países que não estão envolvidos diretamente ou indiretamente na guerra da Rússia contra a Ucrânia para que a gente encontre possibilidade de fazer a paz", afirmou Lula.

"Estou convencido de que é preciso encontrar uma saída para colocar fim a essa guerra. Senti da parte do presidente Biden essa mesma preocupação", completou.

 
 
fonte:https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/02/10/apos-reuniao-com-biden-lula-diz-que-acha-que-estados-unidos-vao-entrar-no-fundo-amazonia.ghtml

Comente esta notícia