A Prefeitura de Cáceres, a EMPAER e parceiros, realizaram na última sexta-feira (30/01), mais uma ação do Projeto Florestar, efetuando o plantio de 1000 mudas de espécies nativas em áreas de floresta, próximas ao rio Paraguai, atingidas por incêndios.
O plantio foi feito na Comunidade Rocinha, entrada da Bahia do Quati, e nas proximidades da Ximbuva.
A prefeita Eliene Liberato Dias, prestigiou a abertura do evento e destacou a importância da recuperação de áreas degradadas causadas por incêndios florestais e desmatamentos.
Para Eliene o plantio de árvores é uma forma de ajudar o meio ambiente a se fortalecer dos danos causados pela natureza e pelo homem. “Essa ação é imprescindível e necessária para o pantanal. É um instrumento de reposição importante para o equilíbrio ambiental”, valorizou a prefeita.
Eliene fez questão de enaltecer o trabalho da EMPAER na coleta e produção das mudas. “A EMPAER é uma grande parceria, produz as mudas no seu centro de pesquisa e tem sido fundamental neste projeto”, reconheceu a prefeita de Cáceres.
O secretário de Meio Municipal de Meio Ambiente, Cláudio Henrique Donatoni, disse que esta parceria é muito importante e reafirma a necessidade da união de esforços para o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental.
No evento as espécies plantadas foram de mudas nativas de laranjinha, ipê, jacarandá, aroeira e jenipapo.
Segundo Donatoni aproximadamente 100 voluntários participaram da ação, incluindo estudantes e integrantes de projetos ambientais.
São parceiros deste projeto Instituto Cometa, a Unemat, Projeto Bichos do Pantanal, Azatec, Marinha, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, biólogos, agrônomos, produtores rurais, Guarda Mirim, Colônia de Pescadores Z2, o trade turístico, secretarias de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, e Educação, das prefeituras de Cáceres e Porto Estrela.
fonte:https://www.caceres.mt.gov.br/Noticias/Prefeita-eliene-prestigia-evento-do-projeto-florestar-que-plantou-mil-mudas-de-arvores-nativas-9060/