ntes de solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional, a população deve verificar a situação do próprio Cadastro de Pessoa Física (CPF), de acordo com orientação divulgada pelo governo estadual nesta terça-feira (7). O Registro Geral foi substituído pelo CPF como principal documento oficial.
Apesar da mudança no modelo da carteira, a atualização obrigatória passa a valer apenas em 2032. Quem tem o documento de identificação dentro do prazo de validade, cerca de 10 anos, não precisará fazer a atualização de forma imediata.
De acordo com o governo, a consulta da situação do CPF pode ser feita nos postos de atendimento da Receita Federal ou através do site da instituição na opção "Meu CPF". Durante a consulta é preciso verificar se os dados cadastrais correspondem às informações da certidão de nascimento ou casamento, como nome e sobrenome e data de nascimento.
O sistema não aceita informações divergentes entre as bases de dados tanto no CPF quanto nas certidões, segundo o governo. O que significa que as próximas etapas no atendimento dependem do preenchimento correto dos dados.
Na maioria das vezes a atualização do CPF pelo site corrige as informações na hora, mas, se ao final do procedimento for gerado um protocolo de atendimento, é preciso enviar os seguintes documentos à Receita Federal para finalizar o serviço, como: foto de rosto (selfie) segurando o próprio documento de identidade, certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral ou comprovante de alistamento eleitoral e comprovante de endereço.
fonte:https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/03/07/antes-de-pedir-nova-carteira-de-identidade-nacional-populacao-deve-verificar-situacao-do-cpf-em-mt.ghtml