Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024
logo

CLIMA EM MT

GERAL Segunda-feira, 03 de Abril de 2023, 21:57 - A | A

Segunda-feira, 03 de Abril de 2023, 21h:57 - A | A

Ômicron

Pesquisa aponta nova subvariante da Ômicron em circulação em MT

Estudo recebeu 94 amostras, sendo 30 positivas para a Covid-19. As unidades foram coletadas de 28 municípios do estado.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou, entre os meses de fevereiro e março, a circulação de uma nova subvariante da Ômicron, a BA.2.75, em Mato Grosso. O levantamento teve parceria com Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen-MT).

O estudo recebeu 94 amostras, sendo 30 positivas para a Covid-19.

De acordo com o Lacen-MT, é imprescindível o constante monitoramento das doenças virais no estado, pois, a partir desse acompanhamento é possível dar suporte para construção de políticas públicas adequadas a cada situação.

As ações de vigilância genômica em Mato Grosso começaram em outubro de 2021 e, até momento, o Lacen-MT já sequenciou mais de 800 amostras e continua realizando o monitoramento das amostras que são entregues ao laboratório.

Entre janeiro e março de 2023, o Lacen-MT realizou de forma independente outras duas pesquisas para identificação e monitoramento das variantes da Covid-19 circulantes no Estado. Ao todo, foram sequenciados 56 genomas, provenientes de pacientes sintomáticos e positivado para a doença.

O resultado da análise apontou que 100% das amostras sequenciadas apresentaram a variante ômicron. O estudo mostra que a subvariante BA.2.75.X começa a aparecer em circulação a partir do mês de fevereiro.

 

Sequenciamento de dengue

 

Além da análise da Covid-19, a pesquisa também realizou o sequenciamento genético da dengue tipo 1 e dengue tipo 2, as mais comuns em Mato Grosso.

Um total de 24 amostras positivas para a tipo 1 foram processadas e 100% delas foram identificadas como Genotype V. Conforme o Lacen-MT, esse tipo de dengue é um vírus que já circula dentro do estado.

Das 40 amostras positivas para o tipo 2, todas eram da linhagem Genotype III, que também já foi identificada no estado.

 

fonte:https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/04/03/pesquisa-aponta-nova-subvariante-da-omicron-em-circulacao-em-mt.ghtml

Comente esta notícia