O Dia Internacional da Mulher é celebrado mundialmente em 08 de março. Há mais de dois séculos as mulheres lutam contra a discriminação e todos os tipos de violência. E isso não foi em vão, pois ao longo desses anos, elas vêm acumulando importantes avanços no mercado de trabalho, conquistando maior espaço e participando ativamente da administração pública e de diversos seguimentos profissionais e comerciais da sociedade.
Esses exemplos podem ser facilmente encontrados nos recursos humanos da prefeitura, a começar pela prefeita Eliene Liberato Dias, a primeira gestora municipal eleita pelo voto direto.
Dos 2.244 servidores ativos, 1.578 são mulheres, funcionárias públicas efetivas, contratadas ou nomeadas em cargos comissionados. Desse número, 937 servidoras são efetivas, 457 contratadas, 3 com status de secretária, 30 exercem cargos de coordenadoras, 60 celetistas, 14 não estáveis, 76 estagiárias e uma eletiva, a prefeita Eliene.
Esses números confirmam a valorização das mulheres no serviço público municipal. “As mulheres estão presentes em todos os setores da Prefeitura de Cáceres e formam maioria no quadro de servidores municipais. Acredito na importância do espaço feminino seja na política ou na gestão pública para termos uma sociedade melhor e mais igualitária”, observou a prefeita Eliene Liberato Dias.
Para a prefeita a oportunidade trazida pelos concursos públicos possibilitou à mulher, a participação em igualdade de condições na busca pelo ingresso no serviço público.
Eliene destacou que a mulher passou a ser mais valorizada e vem conquistando um lugar extremamente importante no mercado de trabalho e na sociedade. Para ela é cada vez mais efetiva a participação delas em diferentes áreas da sociedade. As mulheres tem conseguido transmitir a importante e árdua tarefa de modificar hábitos com a delicadeza e a clareza necessária para despertar o envolvimento de cada indivíduo.
A secretária municipal de Assistência Social, Fabíola Campos, descreveu que o papel da mulher na administração da prefeita Eliene Liberato, é ser protagonista. “Exercemos as mais diversas funções, representamos a força, a resiliência e o dinamismo e contribuímos com grandes projetos em prol do município de Cáceres”, avaliou Fabíola.
Já a Assessora de Projetos e Convênios, Gesica Chaika, reconheceu que a força feminina tem contribuido com o cumprimento do planejamento estratégico do município.
A coordenadora de Gestão de Pessoas, Flávia Cíntia Bassan Antelo Gutierrez, disse não querer ser reconhecida apenas pelo fato de ser mulher, mas sim por sua capacidade e competência na função que exerce. “Por isso estou sempre focada e me qualificando para dar as respostas que a administração municipal solicita. Ser mulher e exercer um cargo comissionado, requer acima de tudo muita responsabilidade, sempre vão estar nos testando”, considerou Flávia.
A Secretaria Municipal de Educação é na sua grande maioria formada por mulheres, para a coordenadora Pedagógica, Luciana Gattass, é muito prazeroso dividir o trabalho com tantas profissionais que atuam na educação municipal. “São mulheres que se dedicam à educação das crianças da nossa cidade e exercem um papel extremamente importante no desenvolvimento e na qualidade da rede municipal de Ensino de Cáceres’, observou Luciana.
fonte:https://www.caceres.mt.gov.br/Noticias/Mulheres-sao-a-grande-maioria-na-prefeitura-de-caceres-9112/