O governo de Mato Grosso homologou o decreto de situação de emergência da Prefeitura de Juara, a 690 km de Cuiabá, devido aos estragos causados pela chuva. O documento foi publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira (6).
A publicação, feita pela Secretaria da Casa Civil, tem validade por 180 dias e destaca que há “áreas afetadas por tempestade local/convectiva - chuvas intensas no município” e um decreto municipal sobre a situação, de 9 de fevereiro.
De acordo com o prefeito Valdinei Moraes, no dia 4 de fevereiro, foram registrados 140 milímetros de chuva em cerca de duas horas, o que causou diversos prejuízos com bueiros, estradas e pontes, impactando também o retorno às aulas.
A situação foi constatada pela Defesa Civil, que visitou o município.
“Teve região nossa que tinha aduelas para obras e a chuva carregou tudo embora, para se ter noção da força da água. Regiões ficaram intrafegáveis, mas já estamos na conclusão dos trabalhos para que as pessoas tenham condições de ir e vir”, disse.
Com o decreto, o município ficou autorizado a fazer compras diretas e contratar serviços sem a necessidade de licitação. Agora, a previsão, segundo o prefeito, é concluir todos os reparos até 20 de março.
“Tivemos que dar socorro urgente para não comprometer o escoamento da produção e não atrapalhar o produtor. Temos 150 mil hectares plantados e ainda 400 mil hectares para serem trabalhados. Corremos atrás para não deixar o povo de mãos atadas”, afirmou.
fonte:https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/03/06/mt-homologa-situacao-de-emergencia-em-juara-mt-por-estragos-causados-pela-chuva.ghtml