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Motoristas de aplicativo

Motoristas de aplicativo fazem carreata e pedem melhorias em Cuiabá

Eles protestam por insatisfação com as baixas tarifas e falta de segurança para a categoria. Grupo se concentrou às 16h e saiu em comboio às 17h pelas principais avenidas da capital.

Um grupo de motoristas de aplicativo se reuniu, nesta segunda-feira (15), em frente ao Sesc Arsenal, em Cuiabá, e saiu em carreata pelas principais avenidas da capital. Eles protestam por insatisfação com as baixas tarifas e falta de segurança para a categoria.

O movimento se repete em diferentes estados pelo país.

Os motoristas se concentraram às 16h e saíram em comboio às 17h. O trajeto segue pelas avenidas 9 de Novembro, Tenente Coronel Duarte, Avenida Fernando Corrêa, Avenida Historiador Rubens de Mendonça e encerram o protesto na Praça das Bandeiras.

Entre as reivindicações, estão a melhor remuneração pelas corridas, isenção de impostos e maior segurança para a categoria.

Em Cuiabá, a dinâmica das corridas aos motoristas varia de R$ 1,75 a R$ 20. Já em Várzea Grande, região metropolitana da capital, varia de R$ 5,50 a R$ 20, conforme relato dos motoristas com base nos preços praticados às 14h. (Veja imagem abaixo).

Dinâmica dos valores aos motoristas em Cuiabá (à esquerda) e região metropolitana (à direita) — Foto: Reprodução

Dinâmica dos valores aos motoristas em Cuiabá (à esquerda) e região metropolitana (à direita) — Foto: Reprodução

 

O que dizem as plataformas

 

Uber

Seguem os esclarecimentos a respeito da taxa de intermediação da Uber:

 

  • A taxa de serviço cobrada dos motoristas parceiros pela intermediação de viagens deixou de ser um percentual fixo em 2018, quando a Uber aprimorou seu modelo para equilibrar as variações entre o preço pago pelo usuário e os ganhos do parceiro.
  • Em qualquer viagem, o motorista parceiro sempre fica com a maior parte do que é pago pelo usuário. Como a taxa é variável, existe uma oscilação natural para cima e para baixo porque em algumas viagens o percentual pode ser maior enquanto, em outras, pode ser menor.
  • Um motorista parceiro ativo realiza dezenas ou centenas de viagens na semana, por isso a taxa média é mais representativa de quanto ele está pagando pela intermediação. Essa informação é destacada no compilado semanal enviado por e-mail aos parceiros: nas redes sociais, é possível encontrar parceiros que divulgam esses e-mails pessoais e exibem taxas médias inferiores a 5% e até mesmo 2%, por exemplo.
  • Nesta semana, a Uber anunciou que vai aumentar mais um nível na transparência e passar a exibir, em todos os recibos de viagens feitas pelo motorista, qual foi a taxa média considerando todas as viagens feitas nas quatro semanas anteriores.
  • A média global da taxa de intermediação no quarto trimestre de 2022 ficou abaixo de 20%. Parte do que pode parecer ser apenas receita para a Uber vai diretamente para cobrir custos como o seguro oferecido em todas as viagens, custos bancários para o processamento dos pagamentos, e investimentos em suporte e desenvolvimento de tecnologia.

 

99

Ouvindo e conversando com cerca de 2 mil motoristas todos os meses, a 99 adotou soluções permanentes para incrementar os ganhos no app: foi a primeira plataforma a oferecer a Taxa Garantida, que assegura aos condutores a taxa máxima semanal de até 19,99%.

Também foi pioneira em iniciativas com o Adicional Variável de Combustível, um auxílio no ganho que aumenta sempre que o combustível sobe. Além disso, lançou outros programas como:

 

  • Kit Gás;
  • Consórcios com taxas mais baixas para a compra de veículo;
  • Vantagens no aluguel de carros;
  • O 99Loc, que amplia o acesso à locação de veículos;
  • DriverLAB, um centro de inovação criado pela 99 para fortalecer o cuidado com o motorista e a redução de seus custos operacionais.

FONTE:https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/05/15/motoristas-de-aplicativo-fazem-carreata-e-pedem-melhorias-em-cuiaba.ghtml

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