O juiz Jamilson Haddad Campos, do Núcleo de Audiências de Custódia de Cuiabá, determinou a conversão da prisão temporária para preventiva, nessa sexta-feira (24), de Hernandes Lima de Siqueira, de 25 anos, acusado de homicídio qualificado tentado, ocultação de cadáver e latrocínio do investigador aposentado da Polícia Civil, Derli José Alves, de 56 anos.
Na decisão, o magistrado considerou a periculosidade de Hernandes por causa do histórico dele. “Evidenciado pelo uso de arma de fogo, em suposto concurso de agentes, o que revela a gravidade concreta do delito, causadora de intranquilidade social, corroborando para o receio de reiteração delitiva”, disse.
Para o juiz, a manutenção da prisão de Hernandes atende ao clamor da ordem pública e também porque, pelo menos por ora, presume-se que em liberdade poderá gerar prejuízos à futura instrução processual .
"Aliado ao fato de que a sociedade espera uma resposta mais severa do Poder Judiciário, diante do óbito de uma das vítimas, enquanto que a outra vítima corre sério risco de morte”, considerou.
Entenda o caso
O investigador aposentado estava desaparecido desde a noite de terça-feira (21). Segundo a polícia, há suspeitas de que a filha da vítima também esteja envolvida no desaparecimento do próprio pai. Ela foi ouvida pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) e o celular dela foi apreendido.
A corporação foi acionada para atender a uma ocorrência de furto de uma caminhonete, que pertencia ao investigador. À polícia, o irmão da vítima informou que a mulher do investigador tinha sido atingida por disparos de arma de fogo, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
Antes de ser socorrida, a mulher do policial aposentado mandou áudios aos familiares contando que na terça-feira foi até o barracão da propriedade e viu que o genro do policial estava lavando as mãos sujas de sangue.
Ao perguntar sobre a situação, o suspeito fez disparos contra a mulher, que a atingiram na testa e no olho. Com isso, ela desmaiou e quando acordou, o suspeito já havia fugido da chácara, levando a caminhonete e os pertences do policial.
fonte:https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/02/25/justica-converte-prisao-temporaria-para-preventiva-de-genro-que-matou-investigador-aposentado-em-mt.ghtml