A III Mostra Digital da Educação Especial da Rede de Ensino Municipal de Cáceres-MT/2022, tem a finalidade de apresentar os trabalhos pedagógicos e intersetoriais desenvolvidos no ano letivo de 2022, pela Secretaria Municipal de Educação/ Órgão Central, bem como, pelos professores e alunos da Rede Municipal de Ensino.
A Educação Especial é uma modalidade de ensino que visa assegurar aos alunos com Deficiências, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação, o desenvolvimento das potencialidades socioeducacionais, no decorrer das etapas de ensino, por meio da oferta de recursos e serviços educacionais especializados desenvolvidos na Sala Regular e na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM).
Na Sala Regular, seguindo as normativas vigentes, os alunos que têm deficiência com graves transtornos neuro-motores, com comprometimentos na autonomia (dependentes de apoio externo) e alunos com autismo (comprovada a necessidade) são acompanhados por uma profissional Auxiliar de Desenvolvimento Infantil. No ano letivo de 2022, após as solicitações dos gestores, 117 (cento e dezessete) alunos tiveram o referido acompanhamento.
Na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), é ofertado o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que tem como objetivo identificar e enfrentar as dificuldades que possam obstruir o processo de escolarização desses alunos. Esse dispositivo jamais deve se constituir como substitutivo ao trabalho da classe comum, diferenciando de qualquer prática segregatória.
A SRM é um espaço físico com múltiplos recursos, que oferta o AEE no contraturno, seguindo a Resolução Normativa nº 001/2012-CEE/MT, que estabelece o quantitativo para abertura dessa sala.
No ano letivo de 2022, na Rede Municipal de Ensino de Cáceres-MT, 13 (treze) instituições de ensino municipais tiveram SRM. Dessas, 03 (três) instituições com duas turmas, perfazendo o total de 16 (dezesseis) turmas e 16 (dezesseis) professoras capacitadas para o atendimento, destacando aqui, a abertura da Sala de Recursos Multifuncionais Núcleo da Educação Infantil, na EMEI Madre Maria Estevão, com duas professoras.
Ainda, no ano letivo/2022, 05 (cinco) alunos impossibilitados de frequentar a instituição de ensino devido as suas condições clínicas, tiveram o atendimento educacional por meio do Atendimento Pedagógico Domiciliar.
Todos os alunos da rede municipal com Deficiência Auditiva e Surdez tiveram o devido atendimento – Ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Ao total, 06 (seis) alunos foram atendidos, sendo: os da área urbana presencialmente e os alunos do campo na modalidade online, aula síncrona.
O atendimento integral aos alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtornos Específicos da Aprendizagem, é outra frente de trabalho desenvolvida pela Equipe da Educação Especial/ Núcleo de Apoio Especializado, conforme a Lei 14.254/2021.
Entre outras ações, ressalta-se a abertura da Sala Núcleo na EM Isabel Campos, com duas professoras, e posteriormente o trabalho itinerante dessas professoras para atender todos os alunos público desse atendimento.
As ações efetivadas nesse ano letivo (2022), tornaram-se possíveis devido a integralidade da Secretaria Municipal de Educação com as instituições de ensino, e, a parceria dessas com as famílias. Desta forma, foram assegurados os direitos de aprendizagem aos alunos da Educação Especial.
Para celebrar o ápice dos trabalhos desenvolvidos na Educação Especial, durante o ano letivo de 2022, o Secretário Municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, a Coordenadora Pedagógica/SME, Luciana de Souza Gattass Crepaldi, juntamente com a equipe da Educação Especial, composta pela Psicóloga Doutora Aline Rejane Caxito Braga; Professora Mestra, Marcileia Pereira do Carmo; Professora Especialista, Marcilene de Souza O. Castro e o Estagiário de Psicologia, Gustavo Luiz Garcia Sanches, CONVIDAM todos os profissionais da Educação, alunos, família e a sociedade, para prestigiarem os trabalhos, acessando a III Mostra Digital da Educação Especial.
Educação Especial https://sway.office.com/9EHCO2mgQbR643y7?ref=Link
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SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
ESCOLA | PROFESSORA | LINK |
E. M. Buriti | Marci Pereira Rodrigues | https://sway.office.com/efki1ovuHCmsiwVn?ref=Link |
E. M. Desembargador Gabriel Pinto de Arruda | Geni Aparecida de Oliveira Lemes | https://sway.office.com/O4dbFumaIzIXMdeE?ref=Link |
E. M. Dom Máximo Biennés | Rosemar Morais Catellan Garcia Nathália Castilho Justo | https://sway.office.com/njALnTVgiCiacMyU?ref=Link |
E. M. Duque de Caxias | Maira da Silva Figueiredo | https://sway.office.com/NpEyit9jZ41iZxx1?ref=Link |
E. M. Raquel Ramão | Cleonice Godoi | https://sway.office.com/KSq8dcCH2S1Iy8dd?ref=Link |
E. M. Tancredo Neves | Joana Dar´c da Silva Moraes Mesquita | https://sway.office.com/eeeRGg7nJjfpovki?ref=Link |
E. M. Santo Antônio do Caramujo | Cristiana Camargo da Silva | https://sway.office.com/Z1VW7a4g9fx063nL?ref=Link |
E. M. União | Ildelene Aparecida da Costa Queiroz | https://sway.office.com/QYMxkM3QPuQn4fqd?ref=Link |
E. M. Vila Real | Erika Fátima de Arruda | https://sway.office.com/j4ksbY9VaDiW25XD?ref=Link |
E. M. Vitória Régia | Frádia Cícera de C. Tsukamoto e Valdilene Silva Ortega | https://sway.office.com/5YfqJPID752gr1uJ?ref=Link&loc=play |
ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR
E. M. Raquel Ramão E. M. Brincando e Aprendendo | Alcielli Fernanda da Silva | https://sway.office.com/MqSCIJo8VFVSTr4S?ref=Link |
ENSINO DE LIBRAS PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ
E. M. Brincando e Aprendendo E. M. D. Gabriel P. de Arruda E. M. Província de Arezzo EM Raquel Ramão da Silva EM Laranjeira I E M São Francisco | Thaynnara Paola Ferreira Cardoso | https://sway.office.com/Uys8QjaXXJ6GXTG2?ref=Link |
SALA NÚCLEO – ALUNOS COM TDAH E TRANSTORNO ESPECÍFICO DA APRENDIZAGEM
E. M. Isabel Campos | Janine Aparecida F. E. Candia Nághila Cristina Amada da Silva | https://sway.office.com/BagYjOitGg5vWDil?ref=Link |
fonte:https://www.caceres.mt.gov.br/Noticias/Iii-mostra-digital-da-educacao-especial-da-rede-de-ensino-municipal-de-caceres-mt-2022-9019/