O Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) do campus de Sinop, a 503 km de Cuiabá, não receberá mais animais silvestres resgatados, por causa de uma dívida de quase R$ 300 mil da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) com a unidade, segundo a UFMT.
A Sema informou por meio de nota que vai quitar a dívida com o hospital, além de expandir para o campus de Sinop, o termo de cooperação que já tem com a UFMT de Cuiabá. A secretaria informou ainda que continua o atendimento de animais silvestres na região norte com clínicas particulares conveniadas.
A decisão da UFMT foi anunciada durante uma reunião, realizada na última sexta-feira (31), que contou com a participação do pró-reitor, alunos, professores, representantes da Sema e também do setor de animais silvestres.
Em dezembro, a diretora do hospital veterinário enviou um ofício para a secretaria informando a paralisação dos atendimentos. Segundo a unidade, a suspensão deve seguir até que todos os animais da secretaria que estão no hospital sejam destinados a locais apropriados.
Desde o setembro de 2015, mais de 700 atendimentos foram realizados na unidade. Praticamente 100% dos animais chegam com poucas chances de vida. Cerca de 40% são encaminhados para programas de reabilitação e soltura.
Com a confirmação da suspensão, a responsável pelo setor, Elaine Dione, afirmou que vai entrar com um recurso.
"Sem dúvidas alguma nós vamos respeitar as instâncias dentro da universidade. Entrar com os recursos que a gente precisa, mas é importante considerar a urgência e emergência da vida", disse.
fonte:https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/04/03/hospital-veterinario-da-ufmt-nao-recebera-animais-resgatados-por-divida-de-quase-r-300-mil-da-secretaria.ghtml