Uma nova frequentadora do Parque das Águas, em Cuiabá, vem chamando a atenção dos visitantes. Em vídeos gravados por testemunhas é possível ver a raposa transitando tranquilamente pelo parque durante a noite. O animal está na lista de espécies exclusivas do Brasil que corre risco de extinção.
Testemunhas relataram que no começo eram duas raposas, mas uma delas acabou sendo atropelada ao cruzar a pista, no início do mês.
O g1 entrou em contato com o IBAMA, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
De acordo com o biólogo e gerente da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema), Waldo Pinheiro Troy, a espécie se trata do menor canídeo da América do Sul. Segundo ele, o animal mede cerca de 60 centímetros e pode pesar até 4 kg.
Ainda de acordo com o biólogo, por mais que o animal seja carnívoro ele é inofensivo e não apresenta nenhum tipo de risco aos humanos, no entanto, ele sofre ameaças de ser contaminado e atropelado, quando está em áreas urbanas.
Pinheiro também informou que se a raposa vem da Área de Preservação Permanente (APP) e se ela ainda estiver no parque, ela corre risco, mas, segundo ele, animais de vida livre são de responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Sobre a espécie
Na lista de espécies exclusivas do Brasil está a raposa-do-campo (Lycalopex vetulus), animal típico do Cerrado e que corre risco de extinção. O pequeno mamífero é do gênero Lycalopex, da família Canidae, o mesmo de outras espécies da América do Sul, como a raposa-colorada, raposa-de-Darwin ou ainda raposa-cinzenta-argentina.
Embora popularmente também sejam chamadas de raposas, essas espécies sul-americanas não tem parentesco próximo com as raposas do Hemisfério Norte, frequentemente mostradas em fábulas e histórias infantis, e que pertence a outro gênero, o Vulpes. O gênero Lycalopex é mais próximo dos lobos e dos chacais do que dessas famosas raposas. E o que os difere são as características morfológicas.
A raposa-do-campo também é conhecida popularmente como raposinha ou jaguarapitanga.
FONTE:https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/03/30/em-aparicao-rara-raposa-do-campo-e-flagrada-em-parque-de-cuiaba.ghtml