As buscas pelo médico Hugo Arantes Bilego, de 26 anos, foram retomadas nesta segunda-feira (16) e, agora, contam com uma cadela treinada para auxiliar na localização do jovem. Ele desapareceu ao tentar recuperar uma bola que caiu no Rio Garças, próximo ao ginásio de esportes de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá.
Segundo os bombeiros, a operação já entra para o quarto dia e não obteve êxito em localizar o desaparecido. A procura foi interrompida ao anoitecer dessa segunda-feira e deve ser retomada às 6h desta terça-feira (17).
As equipes contam com dois barcos e nove militares, além de pescadores da região e familiares. Segundo os bombeiros, o cão que se chama Tyron também será empenhado na operação. Conforme a corporação, os cães possuem olfato aprimorado, com treinamento e condicionamento correto são capazes de indicar locais com odores característicos com latidos e mudança de comportamento.
Entenda o caso
Hugo e o irmão gêmeo, Vitor, entraram na água para tentar alcançar a bola que havia caído no rio. Ao perceber que Hugo apresentava dificuldades para nadar, Vitor tentou se aproximar, mas não conseguiu devido à correnteza e, por isso, retornou para a margem do rio para pedir ajuda a um pescador da região.
De acordo com os bombeiros, o local em que os garotos estavam é conhecido pelo risco de afogamentos por causa da formação de redemoinhos na água e pela força da correnteza em períodos chuvosos, como costumam ocorrer em janeiro.
fonte:https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/01/16/cadela-treinada-auxilia-bombeiros-nas-buscas-pelo-medico-que-desapareceu-no-rio-garcas-em-mt.ghtml