Uma das atrações que vão marcar a 40ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, será a exposição de obras de artistas locais e estaduais, oficinas e a presença de autores famosos e premiados das artes plásticas e visuais, realizando intervenções, entrevistas e oficinas de artes para o público.
A iniciativa é uma parceria da ARTEMAT (Associação dos Artistas Plásticos do Estado de Mato Grosso) e a prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
Hoje a ARTEMAT é presidida pelo artista plástico Carlos Alberto Bosquê.
Segundo Bosquê, 36 artistas confirmaram a presença no FIPe, onde eles vão apresentar suas biografias, obras e estilos.
Para o presidente é uma forma de ampliar as atrações do festival e de valorizar as artes plásticas.
O presidente informou que a curadoria do espaço de exposição vai estar na responsabilidade da artista Rosana Schimit. “ Estaremos com o maior estande de Artes Visuais que o FIPE já realizou nestes 40 anos, prestigiem”, convidou Bosquê.
Para o Coordenador Municipal de Cultura, Ricardo Vanini, a ARTEMAT é uma instituição estruturada, com enorme potencial para a propagação da cultura cacerense e matogrossense. “Com certeza esta exposição vai ser um dos grandes atrativos do FIPe 40”, avaliou Vanini.
Já o secretário de Turismo e Cultura e Coordenador do FIPe, Cláudio Henrique Donatoni, comemorou esta parceria e destacou a contribuição que os artistas tem dado para o desenvolvimento e a divulgação da cultura regional. “O Festival de pesca é inclusivo, e oportuniza divulgação de diferentes artes, oportunizar às pessoas o acesso gratuito à cultura e valorizar artistas locais como Bosquê, Carlinhos Viana, Eduardo Martins, Sálvio Júnior, Adelice Queiroz, Ita Pedra, Valdir Ricardo, Iram Almeida, Idalina Gonçalves, Elisabete Dutra, e o imortal Sebastião Mendes, entre outros tantos é muito gratificante para nós como promotores da cultura”, enalteceu Cláudio Donatoni.
Os artistas reconheceram o apoio que vem recebendo da prefeita Eliene Liberato Dias, e disseram que ela tem demonstrado interesse no setor da cultura e valorizado a produção artística e cultural no município de Cáceres.
fonte:https://www.caceres.mt.gov.br/Noticias/Artes-visuais-vao-ser--expostas-no-40-fipe-pela-artemat-9287/