Após uma votação realizada na noite desta sexta-feira (3), os pais não aceitaram a mudança de alunos da Escola Estadual André Luiz, no Bairro Consil, que está em obras. Os estudantes seriam transferidos para a escola Cesario Neto, no Bairro Bandeirantes, em Cuiabá.
A Diretoria Regional de Educação (DRE) esteve na escola e disse que a unidade vai retornar após a reforma completa. Segundo a DRE, com a atual infraestrutura, a escola não tem condições de atender os alunos com qualidade.
A comunidade escolar votou contra a unidade ser incorporada à escola Cesário Neto. A alternativa apresentada será a busca por vagas em escolas estaduais da região. O ano letivo nas unidades estaduais retorna na segunda-feira (6).
Os funcionários da Escola André Luiz disseram que irão realizar, no primeiro dia letivo, uma acolhida. Para alunos do horário matutino, será realizado às 8h, e 14h aos estudantes do período vespertino.
Prédio demolido
A maioria das salas foram demolidas em uma reforma geral no prédio em que funciona a escola. Restando apenas a parte administrativa e dois contêineres.
A transferência ocorreria durante as obras na escola, que estão previstas para durar 12 meses.
A princípio, a mudança de unidade ocorreria para que os 400 alunos não ficassem sem as aulas, uma vez que a ideia inicial de alugar um imóvel na Avenida do CPA, onde funcionava um colégio particular, não avançou com o proprietário.
Então, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) sugeriu que os alunos fossem abrigados na Escola Estadual Cesário Neto. A comunidade contestou a decisão e apresentou a proposta de locação de um espaço no Grande Templo, na Avenida do CPA. Entretanto, também houve uma negativa do proprietário.
Uma comissão da comunidade continua em busca de um novo prédio na região do Bairro Consil para abrigar a unidade.
fonte:https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/02/03/apos-votacao-pais-nao-aprovam-mudanca-de-alunos-de-escola-em-obras-para-outra-unidade-de-cuiaba.ghtml