O Aeroporto Piloto Osvaldo Marques Dias em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, está sem o aparelho que auxilia nas operações de pousos e decolagens. A informação foi divulgada pela Centro-Oeste Airports (COA), concessionária responsável pelo local, nesse sábado (28).
Neste período, o aeroporto opera para pousos e decolagens apenas por condições visuais. Quando não for possível a operação visual do piloto, não há como realizar pousos ou decolagens.
O aparelho facilita as operações em dias de tempo fechado.
Segundo a COA, o funcionamento do equipamento é de responsabilidade do município. A empresa disse que já solicitou atualização e previsão de reparo para o órgão responsável.
Em contrapartida, a Prefeitura de Alta Floresta diz que o aeroporto está sob responsabilidade da COA e que não cabe ao Poder Público alguma responsabilidade sobre equipamentos.
“Informamos ainda, que não fomos acionados/notificados sobre a situação, que o Poder Público Municipal está mantendo contato com a direção da COA no município e está à disposição para auxiliar no que for necessário”, diz, em nota.
fonte:https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/01/29/aeroporto-de-alta-floresta-mt-tem-dificuldade-para-pousos-e-decolagens-por-falta-de-aparelho-que-auxilia-operacao.ghtml